G-360º Projetos
2020.2021
Jornadas de Gestão ‘21 subjacente ao Tema: O Impacto da Transformação Digital nas Empresas, teve como orador o Engº Gonçalo Caseiro que tem vindo a liderar um conjunto de mudanças estruturais, com impacto direto nas dinâmicas do setor da ourivesaria, sobretudo ao nível da atuação das Contrastarias, que ganham agora novas responsabilidades e competências. Falou-nos sobre a INCM, Imprensa Nacional Casa da Moeda, SA - sociedade de capitais públicos que há muito deixou de ser uma simples fábrica de cunhagem de moedas e de impressão de documentos do Estado, liderando hoje, alguns dos projetos mais inovadores à escala mundial, nas áreas da identificação de pessoas e da proteção de marcas. Esta política de I&D aproxima a INCM das Universidades, as quais estão a ajudar a lançar produtos completamente inovadores. De todos estes projetos em que a INCM está envolvida, destacou alguns, à medida que ia respondendo às várias questões pertinentes colocadas pelos participantes, nomeadamente, alunos da EPM – Escola profissional Magestil, dos Cursos Técnicos de Gestão e Marketing, que estão envolvidos em Projetos de Empreendedorismo. Assim: • O Projeto "Unicode", o tal selo não copiável é muito relevante. • Outro projeto, pouco visível para quem não está dentro da INCM, que é um projeto de " robótica 4.0"; trata-se de " robots" com inteligência artificial, que decidem o que vão fazer, observando os humanos e as máquinas, e poderem ajudar em todo o processo de logística dentro da fábrica. • O projeto "papel secreto", liderado pela professora Elvira Fortunato, que visa construir capacidade de processamento utilizando apenas a energia do próprio papel, o que é absolutamente revolucionário. • O projeto a mais longo prazo e se chegar a bom porto, sendo passível de ser industrializado, significa, por exemplo, que um pacote de leite possa mudar a cor do papel se o conteúdo estiver estragado. É a capacidade de ter sensores no papel para recolher a informação e dar um sinal ao consumidor de aquele produto já não está bom. • Outra aplicação poderá ser no papel de parede, com capacidade para medir a temperatura de um compartimento e a fazer alguma coisa com esses dados. Todas estas divulgações extraordinárias, no desenrolar de uma conversa sobre Mudança; Inovação; Desenvolvimento Humano; Competências Pessoais e Profissionais e a Participação das Mulheres no Mundo da Ciência e Informática e, cujo conhecimento científico é tão crucial nesta Transformação Digital das Empresas de hoje e do FUTURO!
2021.2022
“Reimaginar o EX (Employee Experience) – o desafio dos novos tempos.” foi o tema abordado nas Jornadas de Gestão deste ano. Tentamos compreender como estão as Empresas a reinventar o “WORKFORCE” com Tecnologia Emergente em prol do Progresso e Crescimento Empresarial. Após uma reflexão sobre o novo conceito de EE - Employee Experience, foram abordadas questões como as novas experiências dos colaboradores nestes tempos pós-pandémicos, que medidas estão a ser adotadas para trazer mais mulheres para os conselhos de administração das empresas e de que forma as organizações irão procurar alavancar a tecnologia para tirar partido das disrupções competitivas nos seus mercados.
2022.2023
*PEOPLE + DATA: Preparando-se para um continuum de experiências Metaverses As empresas podem começar a construir um novo mundo de negócios digitais — com possibilidade praticamente ilimitada de colaboração, inovação e experiência do usuário. ● Como é que se estão a preparar e a utilizar as tecnologias Metaverse? ● Qual será o seu papel da cultura ESG (Environment; Social; Governance) no Metaverso? ● Que novas formas de trabalho & mais colaboração com parceiros, fornecedores, e clientes implementarão, permitindo assim, que qualquer um e todos — trabalhadores de chão de fábrica, agentes de campo, engenheiros no local, supervisores, gerentes, líderes empresariais, fornecedores, parceiros, funcionários públicos e muito mais - se conectem e trabalhem de novas maneiras.