top of page
Prjts_Curriclares

Projetos
Curriculares

...

Projetos definidos todos os anos letivos em sede de Conselho Técnico. Posteriormente apresentados aos alunos. que os devem desenvolver conforme os objetivos estipulados nos respetivos Regulamentos Geral e Específico.

Projeto Integrado 1ºano do Curso

O Projeto Integrado de Gestão integra-se numa atividade curricular extensível a todos os alunos da Escola Profissional Magestil, que pretende ser um contributo na aprendizagem dos alunos de todas as áreas de formação ministradas nesta Escola. Inovador na forma de abordagem, este Projeto prevê uma dinâmica formativa centrada no aluno e no “learning by doing” que visa, por um lado, uma maior proximidade às diversas realidades do mercado de trabalho e, por outro lado, contribuir para o desenvolvimento e enriquecimento do leque de competências técnicas e de trabalho em equipa a adquirir por cada aluno. Faz parte integrante da avaliação dos alunos do 1º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão a realização de um trabalho de caráter teórico-prático baseado no contexto económico nacional real. Este projeto, definido pelo Conselho Técnico do Curso Técnico de Gestão deve permitir aos Alunos do 1º ano do referido curso conhecerem melhor a realidade económica nacional, para que possam familiarizar-se com as reais necessidades do mercado e mais facilmente fundamentarem as suas ações/decisões perante diversos contextos com os quais serão necessariamente confrontados em projetos académicos futuros, e perante os quais serão expostos na sua formação prática em contexto de trabalho, devendo desenvolver competências que lhes permitam encontrar melhores soluções para ultrapassar problemas. Deste modo, este trabalho consiste no desenvolvimento de um estudo sobre os diferentes Setores de Atividade Económica, sua definição, caracterização e o seu enquadramento no mercado nacional atual, apresentando a sua contribuição para os diversos indicadores macroeconómicos. Este estudo deve ainda relacionar os Agentes Económicos e atribuir-lhes responsabilidades em todo o processo da realidade económica observada, subjacente ao tema do ano letivo.

Prjt_Integrado

O Projeto Integrado consiste no desenvolvimento de um trabalho de grupo, a realizar pelos Alunos que frequentam o 2o ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão, funcionando como elemento de avaliação para as diferentes disciplinas envolvidas e como preparação para a Prova de Aptidão Profissional a desenvolver por cada Aluno, individualmente, no terceiro e último ano do Curso. Este Projeto é tutelado e orientado pela Coordenadora de Curso no âmbito de FCT (Formação em Contexto de Trabalho) e, também, pelos outros Professores da área técnica, e desenvolvido em parceria com a Junior Achievement Portugal (JA Portugal). A Junior Achievement Portugal (JA Portugal) tem como missão promover nos jovens a reflexão sobre a importância do Empreendedorismo, através do desenvolvimento e implementação de programas dinâmicos, nomeadamente o Programa “A Empresa”. A Escola Profissional Magestil, visando a realização pessoal e profissional dos seus jovens, incentivando a sua capacidade de iniciativa, criatividade e motivação, de acordo com o seu Projeto Educativo, estabeleceu esta Parceria com a JA Portugal com o intuito de desenvolver e implementar o Programa “A Empresa” durante o ano letivo 2022/2023, sendo este a base de todo o trabalho do Projeto Integrado, a realizar pelos alunos que frequentam o 2o ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão.

Projeto Pré-PAP
+
A Empresa
2ºano do Curso

Prjt_Pré-PAP

A Prova de Aptidão Profissional, designada abreviadamente por PAP, constitui um projeto demonstrativo de saberes e competências profissionais adquiridos ao longo do curso, sob a orientação dos professores das disciplinas da área técnica do curso e supervisionada pelo Coordenador do Curso Técnico de Gestão, e desenvolve-se no último ano do curso profissional. A concretização da PAP compreende a Conceção, Desenvolvimento, Apresentação e Defesa do Projeto. A Realização e Defesa da PAP com aproveitamento constituem, nos termos legais, um dos requisitos para a conclusão do Curso Profissional de Técnico de Gestão.

Prjto_PAP
bottom of page